May 23, 2007

AllOfMp3 and DRM

I was feeling quite depressed and started venting on Selva, a Portuguese talker. Since that, after this, I didn't feel like writing an article about it... Here's the log (with permission, of course) of the conversation (unfortunately in Portuguese).

BTW, just for reference, here are the latest news on AllOfMp3, to be dead at the 1st of June, and the Portuguese anti-DRM action I also talked about.



MindBoosterNoori says: estou deveras aborrecido
MindBoosterNoori says: Nao consigo entender como e' que ha' pessoas que nao acham nada de mal neste mundo
MindBoosterNoori says: num mundo em que as corporacoes mandam mais que a lei, fazem as leis
Hellraiser asks: hum?
Hellraiser says: ja' ouvi falar...
MindBoosterNoori says: Um site na Russia, completamente legal, que vendia musica muuuuuuuito barata porque as leis na Russia de copyright sao diferentes das dos USA
MindBoosterNoori says: entao eles pagavam directamente aos artistas e nao 'as labels
MindBoosterNoori says: houve obviamente pressao das big co's para fechar aquilo, comprar para depois fechar... de tudo.
MindBoosterNoori says: nao conseguiram
Hellraiser says: ena
Hellraiser says: nao sabia que isso era assim
MindBoosterNoori says: entao fizeram pressao junto a varios governos, e os USA, a Alemanha, o Reino Unido e a Dinamarca forcaram os ISP's a bloquear o site
Hellraiser says: curto a filosofia
MindBoosterNoori says: depois fizeram pressao contra a Visa, Mastercard e Paypal para deixarem de aceitar pagamentos para aquilo
MindBoosterNoori says: conclusao, o site ficou a funcionar um esquema de vouchers
MindBoosterNoori says: entao
MindBoosterNoori says: no reino unido agora e' proibido vender ou ajudar 'a venda desses vouchers
MindBoosterNoori says: 1 gajo foi preso e tudo
MindBoosterNoori says: mas achas que isso chega? naaaaaaaaaao...
MindBoosterNoori says: entao, fizeram um ultimato 'a Russia
Hellraiser says: isso ta' a ir um bocado longe demais... :-/
Hellraiser asks: houve artistas a queixarem-se?
MindBoosterNoori says: se quiserem pertencer 'a World Trade Organization (o organismo que, em ultima instancia, define quem e' pais do 1o mundo e quem nao e')
MindBoosterNoori says: teem de mudar a lei
MindBoosterNoori says: e entao a Russia vai mudar a lei dia 1
MindBoosterNoori says: para tornar o AllOfMP3 ilegal.
MindBoosterNoori says: makes me sick.
Hellraiser says: yah
MindBoosterNoori says: artistas a queixar-se? claro que nao... os artistas ficam mais contentes
MindBoosterNoori says: recebem 'a mesma, mas a musica deles e' tao barata que as pessoas compram muito mais musica
MindBoosterNoori says: tipo, em vez de comprares uma faixa, compras logo a discografia toda :-P
Hellraiser says: pensava que os artistas ganhavam mais por "venda directa"
MindBoosterNoori says: 1.30 centimos por faixa? nah, no allofmp3 1.30 paga-te cerca de 130 Mb de musica
MindBoosterNoori says: (la' a musica e' paga ao Mb)
MindBoosterNoori says: os artistas ganham mais se nao tiverem intermediarios
MindBoosterNoori says: como no caso do all of mp3
MindBoosterNoori says: ou seja
MindBoosterNoori says: eles estavam contentes
MindBoosterNoori says: quem nao gostou da coisa nao foram os artistas, foram as editoras
Hellraiser says: sim, sim. eu percebi
Hellraiser says: mas quem pode fazer forca, sao os artistas e os consumidores
Hellraiser says: o "negocio" das editoras ja' eu conheco...
MindBoosterNoori says: bem, a nao ser boicotar as major labels em forma de protesto, mas isso ja' eu faco :-P
MindBoosterNoori says: quem podia fazer era o povo Russo
MindBoosterNoori asks: mas achas que eles foram "avisados" de que se ia tomar esta decisao?
MindBoosterNoori says: BAH.
Hellraiser says: pois
MindBoosterNoori feels depressed
Hellraiser says: melhores dias virao...
MindBoosterNoori says: right.
MindBoosterNoori says: Aqui ha' uns meses consegui finalmente criar o DRM-PT.info
MindBoosterNoori says: criar buzz em volta do tema do DRM
MindBoosterNoori says: comecei a ver jornais, revistas, proteste, bloggers por todo lado, em Portugal, a interessar-se pelo tema, a mostrarem-se indignados
MindBoosterNoori says: e' organizado um protesto
MindBoosterNoori says: quantas pessoas inscritas menos de 48 horas antes? 4.
Hellraiser :-/
MindBoosterNoori says: e' um protesto dificil de fazer? nao, e' ir 'a porta de um cinema e distribuir panfletos.
MindBoosterNoori says: olha
MindBoosterNoori says: importas-te que ponha esta conversa no meu blog? :-P
Hellraiser says: nao
Hellraiser says: na boa
MindBoosterNoori says: vai mesmo assim em Portugues, nem me apetece escrever mais sobre o assunto...

16 comments:

  1. Anonymous11:42 PM

    És capaz de me explicar, honestamente, como é que o AllOfMP3 é legal ?
    Se lá for comprar musicas do Prince, Celine Dion, etc o AllOfMP3 entrega o dinheiro aos artistas como ?

    ReplyDelete
  2. Anonymous12:46 AM

    Também tenho a ideia do que o anónimo acima diz... este post foi a primeira vez que ouvi dizer que o allofmp3 entregava alguma coisa aos artistas. Tens a certeza disso?

    ReplyDelete
  3. Sim, é legal. Para deixar de ser, a Rússia vai mudar a lei no próximo dia 1.

    PS -> o link também explica o pagamento feito aos copyright holders.

    ReplyDelete
  4. Anonymous12:00 PM

    Deves estar a brincar comigo. :-)
    Baseias o teu parecer numa entrevista de 5 perguntas a um responsável por uma organização russa ?!!?
    Agora a falta de legislação é justificação para uma coisa ser legal ? Ainda por cima na Russia... voçês usam cada exemplo.

    Já te passou pela cabeça que a actual lei russa poderia ser la própria ilegal (como tudo na Russia) e proporcionar abusos com o do AllOfMP3 ?

    ReplyDelete
  5. Ugh... Desculpa, mas perdi-me ao tentar seguir o teu raciocínio.

    "Baseias o teu parecer numa entrevista de 5 perguntas a um responsável por uma organização russa ?!!?"

    Sim, visto que é a organização que define a legalidade deste tipo de actividades na Rússia.

    "Agora a falta de legislação é justificação para uma coisa ser legal ?"

    Não há falta de legislação na Rússia. Há sim legislação que permite negócios como o do AllOfMp3, e que vai ser mudada por causa da pressão política que foi feita (chantagem).

    "Ainda por cima na Russia... voçês usam cada exemplo."

    Visto que o AllOfMp3 é um site Russo que actua na Rússia, é a lei Russa que ali dita. Querias que me baseasse nas leis de que país?

    "Já te passou pela cabeça que a actual lei russa poderia ser la própria ilegal (como tudo na Russia) e proporcionar abusos com o do AllOfMP3 ?"

    Aqui perdeste-me. Como é que pode uma lei de um país (aquilo que define a legalidade) ser ilegal? Quanto ao "como tudo na Rússia", parece-me um comentário algo xenófobo que optarei por não comentar. Finalmente, que abusos é que pratica o AllOfMp3?

    ReplyDelete
  6. Anonymous6:41 PM

    Quando visitei a página da manifestação no inicio da semana, as perguntas "Como?" e "Porque?" na página não tinham resposta ou a resposta era simplesmente uma linha com conteudo vago. Porque haveriam as pessoas de se alistarem para uma manifestação onde se vai fazer "alguma coisa" por "algo"?
    Alem disso, porque haveriam as pessoas de boicotar um filme no cinema para lutar contra o DRM? Onde está a relação? Que eu saiba nenhuma lei de DRM influencia o que vez no cinema....

    ReplyDelete
  7. Segundo a página da manifestação:

    O Pirata das Caraíbas é um filme sobre uma comunidade diversa que se junta para combater a tirania opressora da East India Trading Company. No passado dia 14 o General Gonzales pediu ao Congresso Americano para activar a "Intellectual Property Protection Act of 2007" (IPPA) que fará com que, entre outras coisas:

    * A pena por evitar DRM aumente
    * Criminalizar a "tentativa" de infração dos direitos de autor
    * Permitir mais escutas para investigar violações aos direitos de autor
    * Aumentar as penas para "intenções" de cometer crimes contra direitos de autor

    Esta legislação proposta é o resultado do lobie feito por Hollywood, servindo os seus interesses particulares às custas dos bens púbilcos. Os consumidores têm-se mostrado contra o DRM, mas grandes corporações transformam a revolta em crime manipulando governos para a criação de novas leis. A Disney é um dos principais grupos a favor do DRM em vídeos e filmes, e um preponente para a extensão permanente dos direitos de autor. A Disney é também um membro fundador da AACSLA, a organização que licencia o esquema de DRM no HD-DVD e no BluRay. Eles são a força por detrás da MPAA e um dos maiores instigadores do DMCA nos USA e do EUCD na Europa - que fazem com que evitar o DRM seja um crime.

    Ora, boicotar este filme é, antes de mais, boicotar a Disney, e transmitir-lhes uma mensagem clara de que os consumidores não querem DRM.

    ReplyDelete
  8. Anonymous9:04 PM

    Mas qual é o DRM presente no filme que é exibido no cinema? Se querem boicotar, boicotem coisas com DRM para eles ficaram a saber se as pessoas estão ou não contra o DRM. Não vejo que boicotar bugalhos seja a melhor opção para lutar contras os alhos.
    Quanto à página, alguns dias antes da manifestação o que lá estava era:
    "Bem, isso devia estar explicado aqui, mas enquanto não está, podes ver a razão [http://mindboosternoori.blogspot.com/2007/05/say-no-to-drmdisneygonzales.html aqui].
    Muito basicamente, existe um conjunto de factores que levam a considerar a data de lançamento do "Pirata das Caraíbas" uma data estratégica."
    Isto foi o que eu critiquei... queixar-se da falta de afluência quando 4-5 dias antes da manifestação o Porquê é um "Bem, isso deveria estar aqui...". Essa foi uma das razões pela qual não me inscrevi. Porque parecia-me uma manifestação apenas "Porque Sim" e também porque gosto de ir ao cinema e nao vejo nenhuma relação entre o preço das pipocas e o DRM.

    ReplyDelete
  9. Anonymous11:30 PM

    Viva!
    DRM no filme de cinema acho que não é nenhum, pois acho que os cinemas ainda usam aquelas bobines... O problema está no estúdio do filme que é um dos impulsionadores do DRM.
    Em relação ao allofmp3, acho mau fecharem o site pois é LEGAL na Rússia. Os gajos pagam à SPA lá da Russia. Só que lá na Russia a SPA do sitio nao foi à falência como cá em Portugal (como é que uma empresa que só tem que receber royalties vai à falência?)!
    Quando foi a cena do TPB, os gajos também ameaçaram com sanções na OMC...
    Os gajos do allofmp3 até foram visionários pois uma pessoa paga por tamanho (pode ser lido tb por qualidade, pois mais qualidade == tamanho), e não por uns mp3 de 128Kb. Para além de no allofmp3 podermos escolher o formato que queremos!

    Atomic

    ReplyDelete
  10. Anonymous2:53 PM

    Só fiquei a saber da manifestação hoje, mas também devo dizer, sinceramente, que não iria publicitá-la no Remixtures se tivesse sabido mais cedo. O Remixtures é um blog quase exclusivamente sobre música - embora possa vir a incluir vídeo e cinema... - e, para além disso, acho que como os comentários anteriores referiram a acção é um bocado despropositada. Acções políticas deste tipo , desconcertadas, nunca levam nada e apenas servem para refutar ainda mais as posições que se pretende defender.

    Outra coisa, não me parece que o AllofMP3 seja assim tão amigo dos artistas... A ROMS, a sociedade colectiva de gestão de direitos de autor a que eles entregam o dinheiro, não é aceite pela IFPI e pelas companhias discográficas em geral.

    O P2P-blog.com tem montes de posts sobre a história do site no arquivo

    ReplyDelete
  11. Mas qual é o DRM presente no filme que é exibido no cinema?

    O filme, além de ir ser lançado com DRM, pertence à Disney, impulsionadora de DRM.

    Se querem boicotar, boicotem coisas com DRM para eles ficaram a saber se as pessoas estão ou não contra o DRM.

    É o que estamos a fazer: a boicotar as empresas que tentam levar o DRM avante.

    Quanto à página, alguns dias antes da manifestação o que lá estava era:
    "Bem, isso devia estar explicado aqui, mas enquanto não está, podes ver a razão [http://mindboosternoori.blogspot.com/2007/05/say-no-to-drmdisneygonzales.html aqui].


    Sim, e para quem seguisse o link tinha a explicação que já coloquei acima.

    Porque parecia-me uma manifestação apenas "Porque Sim" e também porque gosto de ir ao cinema e nao vejo nenhuma relação entre o preço das pipocas e o DRM.

    A manifestação não era "porque sim", e havia um link para o motivo. Eu também gosto de ir ao cinema (e vou), mas não gosto de dar dinheiro às empresas que tentam impingir tecnologias que me restringem (e não dou). Também não vejo a relação entre o preço das pipocas e o DRM.

    ReplyDelete
  12. Olá Caros amigos. Resolvi intervir nesta questão, da qual só tive conhecimento hoje, e PEÇO-VOS QUE ME LEIAM.
    Já li em vários sites que os sites como o allofmp3 e o mp3sale e o mp3outlet, etc, etc... se encontram dentro da lei russa. Já li que há muita malta a favor deste tipo de site e tal, porque contorna o pagamento aos grandes monstros dos negócios, as corporações, os lobbies e afins... Enfim, a velha casssete comuna (sem ofensa).
    Agora conto-vos a minha história, ponham-se no meu lugar e pensem 2 vezes antes de fazerem movimentos e manifestos em prol de coisas que não sabem, mas que pensam sentir.

    Eu descobri a existencia destes site hoje, porque nele encontrei a MAQUETE DA MINHA BANDA à venda no mp3 sale, com uma capa que foi notoriamente "scaneada"!!! Ora, a minha banda, encontra-se registada na SPA, no entanto, não temos contrato discográfico, nem sequer a nossa maquete foi "editada". Ou seja, gravamos, legalizamos os direitos de autor (e apenas estes) junto ds SPA, e fizemos umas cópias caseiras para vender nos concertos.
    Agora pergunto ao mind booster noori, que parece ter respostas para todas as perguntas relacionadas com este caso:

    -Como e quando é que eu vou ter direito ao pagamento dos meus direitos de autor, se alguma maquete for (foi) vendida?
    -Como é que tu achas que eles TIVERAM ACESSO à minha musica? Eu que sou da Marinha Grande, nao tenho editora, nao conheço russos e não dei autorização a NINGUEM para que pudesse vender a minha musica!!! NÃO TENHO DUVIDAS, que eles usam as musicas a partir de torrents e de ficheiros sacados P2P, e vendem-nos sem qualquer permissão dos artistas.
    Acreditas mesmo que estes russos me vão pagar os direitos? E explica lá como é que eles pagam "directamente" aos artistas? Não me digas que enviam cheques pra casa deles?... :)
    -Como é que a SPA vai cobrar os direitos se os (supostos) pagamentos dos russos nem são aceites por quem os cobra?!
    -Como é que podes taxar musica ao MB, se cada musica é uma obra, e está registada individualemnte como tal?

    Sem querer ofender ninguém, parece-me extremamente ingénuo apoiar este tipo de acontecimento, apenas porque vai de encontro ás corporações, como se fossem todos uns bichos papões, como se todos os qe ditam leis o fazem por interesse de $$$...
    Nunca vos ocorreu que quem é bicho papão, são os russos que obtém 100% de lucro sobre musica que não lhes custou NADA?!

    É verdade que há muita gente que ganha com a venda de um MP3 através do Itunes e a pinnacle, etc. Mas tem uma razão de ser.
    Porque há varias pessoas envolvidas. E eu sei do que falo pois a minha banda está em negociaçao com uma editora online e ja li um contrato exclusivo de Digital Rights. O que acontece é que a editora adquire os direitos de exploraçao das musicas, vende a uma empresa que distribui as musicas pelos sites e estes fazem a venda directa. Ou seja, quando se efectua uma venda, esta tem que pagar:
    Site que vendeu--> Distribuidor -->Editora --> Direitos, e no fim de tudo, a banda tem o seu royalty.
    Por haverem varios intermediários é que não é possivel vender musica e pagar directamente ao autor. É impossivel que isso aconteça, a nao ser com bandas amadoras que cedam os direitos directamente ao site! Faço me entender?!

    Por isso, volto a frisar, o meu desacordo absoluto com este tipo de site, sinto-me explorado por ele e vou me queixar à SPA.
    deixo o e-mail da minha banda para quem queira comentar este assunto, que acho muito sério: monomonkeyband@gmail.com
    Já agora, para quem queira dar algum dinheirinho aos russos à minha custa, aqui vai o link da minha maquete: http://www.mp3sale.ru/release.php?ms_releaseid=59334

    Abraço.

    ReplyDelete
  13. olha aqui os santinhos dos russos, lido na wikipedia: Revenue-
    Run by the Moscow company MediaServices, AllOfMP3 had an estimated revenue of US$30 million a year in 2006.[1] According to the IFPI and various other label representatives the company have never transferred money to any (western) label.
    http://en.wikipedia.org/wiki/AllOfMP3.com

    ReplyDelete
  14. Olá Ricardo. Compreendo a tua posição, mas não concordo com ela. Passo à explicação.

    Já li em vários sites que os sites como o allofmp3 e o mp3sale e o mp3outlet, etc, etc... se encontram dentro da lei russa. Já li que há muita malta a favor deste tipo de site e tal, porque contorna o pagamento aos grandes monstros dos negócios, as corporações, os lobbies e afins... Enfim, a velha casssete comuna (sem ofensa).

    Não sou comunista, e as minhas cassetes têm música, não discursos políticos. Quando digo que esses sites estão dentro da lei Russa é porque estão dentro da lei russa. Não tem sequer a haver com o facto de eu concordar (ou não) com as leis Russas ou com o serviço, é apenas a constatação de um facto que várias entidades procuram distorcer.

    Eu descobri a existencia destes site hoje, porque nele encontrei a MAQUETE DA MINHA BANDA à venda no mp3 sale, com uma capa que foi notoriamente "scaneada"!!! Ora, a minha banda, encontra-se registada na SPA, no entanto, não temos contrato discográfico, nem sequer a nossa maquete foi "editada". Ou seja, gravamos, legalizamos os direitos de autor (e apenas estes) junto ds SPA, e fizemos umas cópias caseiras para vender nos concertos.

    Até aqui tudo normal.

    -Como e quando é que eu vou ter direito ao pagamento dos meus direitos de autor, se alguma maquete for (foi) vendida?

    A maquete não tem de ter sido vendida para que possas receber dinheiro pelo seu uso. O AllOfMp3 paga à ROMS, que paga a SPA, que te pagará a ti. Para mais informações vê a FAQ da SPA (último ponto).

    -Como é que tu achas que eles TIVERAM ACESSO à minha musica? Eu que sou da Marinha Grande, nao tenho editora, nao conheço russos e não dei autorização a NINGUEM para que pudesse vender a minha musica!!! NÃO TENHO DUVIDAS, que eles usam as musicas a partir de torrents e de ficheiros sacados P2P, e vendem-nos sem qualquer permissão dos artistas.

    Eles não precisam de permissão dos artistas para vender a sua obra, precisam apenas de a ter, e pagar pelos direitos de venda.

    Acreditas mesmo que estes russos me vão pagar os direitos? E explica lá como é que eles pagam "directamente" aos artistas? Não me digas que enviam cheques pra casa deles?... :)

    Claro, eles paga(va)m à ROMS cujo trabalho é, neste caso, fazer exactamente isso.

    -Como é que a SPA vai cobrar os direitos se os (supostos) pagamentos dos russos nem são aceites por quem os cobra?!

    Desculpa? O que queres dizer com "os pagamentos dos Russos nem são aceitos por quem os cobra"? A ROMS está para a Rússia como a SPA para Portugal. Espera-se que a SPA receba o devido da ROMS, relativamente a música Portuguesa, exactamente da mesma forma que se espera que a ROMS receba o devido da SPA, relativamente a música Russa.

    -Como é que podes taxar musica ao MB, se cada musica é uma obra, e está registada individualemnte como tal?

    Tu podes vender música como bem entenderes: à música, ao CD, ao kilo... Esse conceito moderno (introduzido pela iTMS) de "one price fits all" que diz que cada álbum custa o mesmo e cada faixa custa o mesmo é que é ridículo, e ainda assim perfeitamente passível de ser aplicado. Tal como isso é mau para o autor que faz albums de um CD com apenas uma faixa de 60 minutos (porque ninguém vai comprar o CD visto que se comprar a faixa vai ter o mesmo mas muito mais barato), também é mau a venda por qualquer outra taxação. Qual é o valor de uma obra?

    Sem querer ofender ninguém, parece-me extremamente ingénuo apoiar este tipo de acontecimento, apenas porque vai de encontro ás corporações, como se fossem todos uns bichos papões, como se todos os qe ditam leis o fazem por interesse de $$$...

    Sem querer ofender ninguém, parece-me extremamente ingénuo apontar seja o que for a esta notícia que é, acima de tudo, política, quando nem sequer demonstras saber como receber os royalties da tua própria música. Pior que ingénuo é presumir (erradamente) que eu escrevi o que escrevi só porque "acho que as corporações são bichos papões" (porque não é essa, de todo, a minha opinião, e em lado nenhum expressei tal coisa).

    Nunca vos ocorreu que quem é bicho papão, são os russos que obtém 100% de lucro sobre musica que não lhes custou NADA?!

    Estás errado.

    E eu sei do que falo pois a minha banda está em negociaçao com uma editora online e ja li um contrato exclusivo de Digital Rights.

    Conheço bem o tipo de contratos que as editoras redigem para os autores: eu próprio já redigi um, uma vez.

    O que acontece é que a editora adquire os direitos de exploraçao das musicas, vende a uma empresa que distribui as musicas pelos sites e estes fazem a venda directa. Ou seja, quando se efectua uma venda, esta tem que pagar:
    Site que vendeu--> Distribuidor -->Editora --> Direitos, e no fim de tudo, a banda tem o seu royalty.


    E infelizmente ainda há tansos que caem nessa. A não ser que a editora faça também _trabalho_de_edição_, pagar a uma editora hoje em dia para fazer a distribuição online de música (em mp3's) é ridículo, quanto em menos do tempo que demora ler e assinar esses contratos consegues subscrever a um serviço que faça isso por ti, com a mesma exposição, mas sem uma fatia tão grande dos lucros.

    Por haverem varios intermediários é que não é possivel vender musica e pagar directamente ao autor. É impossivel que isso aconteça, a nao ser com bandas amadoras que cedam os direitos directamente ao site! Faço me entender?!

    Estás enganado. O tipo de licença que a ROMS cobra é a mesma que a SPA cobra, por exemplo, às rádios que passam a tua música. Quanto ao cenário que descreves, isso só acontece às bandas que são ingénuas o suficiente para assinar um contrato de exclusividade com uma editora.

    Por isso, volto a frisar, o meu desacordo absoluto com este tipo de site, sinto-me explorado por ele e vou me queixar à SPA.

    Queixa-te a quem quiseres, mas em vez de te queixares à SPA devias era pedir-lhes para te pagarem os royalties que te pertencem. Já agora, aproveita para lhes dizer que, ao contrário do que eles defendem, a arte não lhes pertence.

    According to the IFPI and various other label representatives the company have never transferred money to any (western) label.

    Eu não acredito na IFPI, e nem sei se essa parte é verdade (falta-lhe uma referência). A posição da IFPI é simples:

    "(IFPI) says the Roms licence is not legitimate and it would not cover consumers in other countries even if it was."

    Ora o AllOfMP3 nunca disse ser legal fora da Rússia: é um serviço Russo e baseado nas leis russas. Quanto às licenças da ROMS não serem legítimas, o que elas não são é favoráveis à IFPI tanto quanto são as licenças de outras entidades como a SPA. A ROMS não só é legal como foi criada com o apoio do Governo da Federação Russa.

    =========

    Resumindo, o teu problema é que desconheces o contrato que assinaste com a SPA, levando isso a pensar que não estás a obter o que te pertence com o AllOfMp3. Aconselho-te a ir buscar à SPA o teu cheque semestral em vez de te queixares tanto.

    ReplyDelete
  15. Olá Marcos.
    em primeiro lugar acho que devo um pedido de desculpas, já que nem gostei de me ler, tal foi o tom intempestivo com que te dirigi a palavra. O problema foi que escrevi(e muito)sem ter lido todas as partes, e impulsivo como sou, meti a pata na poça. O facto de te ter chamado "cassete comuna" é por ter ouvido k7s dessas demais por aí, e depois, quando ouço qq coisa parecida, assumo que de tal se trata, eheh. perdoa-me la essa parte :)))

    Já entendi mais a polémica, contudo ainda tenho duvidas.
    Já percebi que o site Allofmp3 e os outros estão legais. Se estão legais podem operar.
    Custa-me ainda aceitar que "Eles não precisam de permissão dos artistas para vender a sua obra, precisam apenas de a ter, e pagar pelos direitos de venda." Eu se for apanhado a tentar vender a minha musica sem legalizar o produto para vender, sou multado. Na Russia pode-se?! Pode-se agarrar numa coisa e vendê-la, sem que o autor ceda esse direito ao vendedor?! Ainda por cima se obtiveram a obra através de download ilegal? Se essa é a lei russa, não concordo. Pedia que me explicasses melhor o que diz a lei neste aspecto, pf.

    Já percebi que o problema tambem reside na falta de cobrança por parte da SPA à ROMS. Vou ver o que é que eles dizem sobre isso.

    Taxar a musica ao MB faz todo o sentido depois de ler a tua explicação.

    Se demonstro não saber recolher os royalties é por inexeriência e porque sinceramente, preocupo-me mais com musica do que com $, é provavelmente um defeito meu, mas sou assim, não sou advogado nem jurista, e espero sempre que as entidades façam o seu trabalho... (é muito ingenuo este pensamento ainda por cima em PT, eu sei). foi engraçado, fui hoje à SPA em Leiria e quando lhes tentava explicar o que se estava a passar, eu tinha de explicar como se estivesse a explicar a uma criança, nem parecia que estava a lidar com gente cujo trabalho é nesse ramo. :)))

    Compreendo que consideres que esses sites são amigos do consumidor, mas sinto-me na mesma injustiçado, pelo sentimento de tomarem liberdade de ganhar dinheiro com material escrito por mim, ainda que seja feito de forma legal segundo a lei de um país.
    Sinto me explorado. E não duvido que sentirias o mesmo se soubesses que isso acontecia com a tua musica. Por mais pragmatismo que tenhamos e aceitemos que a lei está a favor deles, isso não me reconforta nem um pouco.

    Quanto ao negócio da editora, não somos assim tão tansos para pagar a alguem para nos editar online. Sei que existem sites que prestam esse serviço. No nosso caso, nao pagamos nada e a editora tem um papel importante no trabalho de edição e sobretudo no trabalho de promoção. E não lhe demos exclusividade...

    "A ROMS não só é legal como foi criada com o apoio do Governo da Federação Russa."
    Lá está... não me deixa conformado. Tu dizes que não acreditas na IFPI. Tenho dificuldade em acreditar na ROMS. Há alguém que conheças, que ja tenha recebido da ROMS?

    Vou na mesma "queixar" me à SPA, mas numa expectativa de saber até onde é que eles esticam o prometido apoio juridico. Estou mesmo a ver que o que vai resultar é que eles não querem fazer nada e nem sequer me podem ajudar a retirar de lá as musicas, que era o minimo que eu queria. Não quero aquelas musicas à venda. Não foram feitas pra isso, na minha opiniao não têm qualidade para isso, mas na verdade, a minha opinião nao interessa nada, não é? O que conta é a Lei Russa. Essa sim, é soberana...

    Um abraço.

    ReplyDelete
  16. Olá, e desculpa a demora na resposta, mas o tempo não dá para tudo...

    Parece-me que, ainda assim, estás confuso nalguns aspectos. Se tu tentares vender a tua música és multado porque não declaras a sua venda (e logo não pagas impostos sobre os lucros que obténs dessa venda). O AllOfMP3 faz as vendas mas declara-as...

    Quanto à autorização expressa, mais uma vez ela não é precisa. Um caso clássico disso é, por exemplo, se venderes as obras como sendo usadas, por exemplo dirigindo-te à Cash Converters (ou loja similar) e vendendo os teus CD's. Claro que se eu tiver o teu CD também posso ir lá e vendê-lo... Mesmo sem a tua autorização.

    Quanto à questão de "obtiveram a obra através de download ilegal", tu não sabes se foi assim que o AllOfMP3 obteve o teu album...

    Já agora, supostamente a SPA cobra às entidades Russas, o que me parece é que a SPA está a fazer juz à sua fama e não está a distribuir adequadamente o dinheiro recolhido. Tenta informar-te junto à SPA quanto dinheiro é que eles já recolheram para ti... Compreendo que te preocupes mais com a música do que com o dinheiro, aliás, também eu tenho um projecto musical e também tomo essa posição. É também por isso que me indigno com o "roubo legal" que a SPA faz aos seus sócios, pelo que me recuso a pertencer a tal sociedade. Percebo também que te sintas indignado e injustiçado com a situação do AllOfMp3, mas deves compreender que o cenário actual é aquele que foi definido para a internacionalização dos direitos de autor, esforço que em Portugal começou na década de '50, por aqueles que vieram a transformar-se na actual Sociedade Portuguesa de Autores. Compreendo que nem sempre aquilo que é "legal" é o que achamos correcto, mas é daí que vem a minha preocupação em informar e diferenciar o "legal" do "ilegal", o "facto" da "opinião", e o "correcto" do "incorrecto". O caso do AllOfMp3, é, acima de tudo, uma posição de abuso político, um exemplo de um conjunto de corporações que se fazem sobrepor a países e a leis. E isso não é correcto, não é justo. Se há leis que estão erradas, então mudem-se as leis.

    A sério. Da maneira correcta.

    ReplyDelete